Termina Didática da Geografia, começa o Inverno. Nade se perde tudo se transforma.

No dia 21 de dezembro realizou-se a última sessão de Didática de Geografia, esta foi uma sessão suplementar, "online"através da plataforma "Zoom". Num primeiro momento o Professor fez uma atualização sobre a situação dos contactos com as escolas para podermos estagiar no próximo semestre na unidade curricular de IPP1. Neste mesmo dia, 21 de dezembro, às 15h59 ocorreu o Solstício de Inverno, marcando o início do inverno no hemisfério norte. Este facto motivou o Professor Sérgio Claudino a fazer um pequeno "à parte" na sessão sobre este fenómeno onde pudemos relembrar alguns conceitos e ideias abordadas durante a nossa escolaridade. A duração do dia no Solstício de Inverno é a mais curta e a incidência dos raios solares atinge a latitude do trópico cancer, que se situa sensivelmente à latitude de 23ºN. Seguidamente, voltamos ao último tema da sessão anterior sobre os manuais escolares. As escolas podem decidir não adotar manuais escolares, há a possibilidade das mesmas criarem os seus próprios manuais, ainda que não seja frequente. Para que um manual seja adequado, deve ter as seguintes características:

  • Permitir uma utilização autónoma pelos alunos;
  • Índice inicial bem desenvolvido,
  • Apresentação do manual (indica ao aluno como se deve trabalhar o manual);
  • Lombada diferenciada por cores;
  • Capítulo à esquerda, sub-capítulos à direita (como lemos da esquerda para direita, o mais
  • importante deve aparecer primeiro);
  • Paginação na parte de fora das páginas;
  • Organização interna constante (ex.: informação seguida pela avaliação);
  • Margens externas onde se pode colocar destaques, definições de conceito, ou até notas elaboradas pelos alunos;
  • Texto à esquerda e imagem à direita (como lemos da esquerda para direita, o mais importante deve aparecer primeiro), o texto é mais importante, a imagem é um complemento;
  • Se a imagem é o ponto de partida deve estar em cima, e o texto em baixo;
  • No início de um tema deve haver uma frase que o relacione ao tema anterior;
  • No final de cada tema deve haver um resumo;
  • Espaços em branco a separar blocos de texto;
  • Frases curtas;
  • O texto deve interpelar (lançar questões) aos alunos;
  • Deve incluir, Glossário, mapas...;
  • As Imagens deverão ser desenhos utilizando a personificação dos fenómenos, visto que no desenho é possível focar só o elemento fundamental para o aluno perceber determinado fenómeno. 
Após abordados os manuais, pedimos ajuda ao Professor Sérgio Claudino sobre as perguntas que deveriam ser feitas aos professores que vamos ter de entrevistas no âmbito do trabalho de grupo relativo a um nível letivo. O que acabou por acontecer foi um trabalho colaborativo entre os alunos presentes e o Professor Sérgio Claudino onde reunimos este conjunto de questões a utilizar nas entrevistas:
  • Primeiro que tudo devemos pedir ao professor entrevistado para se apresentar, escola onde trabalha, os níveis que leciona e há quantos anos o faz; 
  • Leu as aprendizagens essenciais de forma por alto ou aprofundadamente? Guia-se pelo manual escolar ou pelas Aprendizagens Essenciais?
  • Qual é a sua opinião sobre o atual programa “Aprendizagens Essenciais” do ano de escolaridade em questão?
  • Acredita ser possível implementar as Aprendizagens Essenciais com a carga letiva disponível
  • Qual é o manual escolar adotado na escola? Qual é a sua opinião sobre o mesmo? O que gosta mais e menos do manual?
  • Costuma utilizar o manual nas aulas? Que outros recursos utiliza na sala de aula?
  • Há alguma atividade ou estratégias que queira destacar, que costume utilizar com os alunos?
  • Os alunos gostam do manual? Esquecem-se dele?
  • Os alunos gostam de geografia deste ano de escolaridade? O que gostam mais e menos de fazer;
  • Que estratégias/métodos é que utiliza para motivar os alunos?
  • Se pudesse decidir o que alteraria no programa? Tirar ou acrescentar;
  • Tem havido problemas pelo facto de ensinar segundo as aprendizagens essenciais com manuais; escolares segundo as metas curriculares? (Só o 7.º e 10.º ano é que têm manuais condizentes com as Aprendizagens Essenciais)
E aqui fica a última publicação neste blogue. Não sou ótimo em despedidas, portanto, muito obrigado, até uma próxima e, VIVA A GEOGRAFIA!



Comentários