No dia 21 de dezembro realizou-se a última sessão de Didática de Geografia, esta foi uma sessão suplementar, "online"através da plataforma "Zoom". Num primeiro momento o Professor fez uma atualização sobre a situação dos contactos com as escolas para podermos estagiar no próximo semestre na unidade curricular de IPP1. Neste mesmo dia, 21 de dezembro, às 15h59 ocorreu o Solstício de Inverno, marcando o início do inverno no hemisfério norte. Este facto motivou o Professor Sérgio Claudino a fazer um pequeno "à parte" na sessão sobre este fenómeno onde pudemos relembrar alguns conceitos e ideias abordadas durante a nossa escolaridade. A duração do dia no Solstício de Inverno é a mais curta e a incidência dos raios solares atinge a latitude do trópico cancer, que se situa sensivelmente à latitude de 23ºN. Seguidamente, voltamos ao último tema da sessão anterior sobre os manuais escolares. As escolas podem decidir não adotar manuais escolares, há a possibilidade das mesmas criarem os seus próprios manuais, ainda que não seja frequente. Para que um manual seja adequado, deve ter as seguintes características:
- Permitir uma utilização autónoma pelos alunos;
- Índice inicial bem desenvolvido,
- Apresentação do manual (indica ao aluno como se deve trabalhar o manual);
- Lombada diferenciada por cores;
- Capítulo à esquerda, sub-capítulos à direita (como lemos da esquerda para direita, o mais
- importante deve aparecer primeiro);
- Paginação na parte de fora das páginas;
- Organização interna constante (ex.: informação seguida pela avaliação);
- Margens externas onde se pode colocar destaques, definições de conceito, ou até notas elaboradas pelos alunos;
- Texto à esquerda e imagem à direita (como lemos da esquerda para direita, o mais importante deve aparecer primeiro), o texto é mais importante, a imagem é um complemento;
- Se a imagem é o ponto de partida deve estar em cima, e o texto em baixo;
- No início de um tema deve haver uma frase que o relacione ao tema anterior;
- No final de cada tema deve haver um resumo;
- Espaços em branco a separar blocos de texto;
- Frases curtas;
- O texto deve interpelar (lançar questões) aos alunos;
- Deve incluir, Glossário, mapas...;
- As Imagens deverão ser desenhos utilizando a personificação dos fenómenos, visto que no desenho é possível focar só o elemento fundamental para o aluno perceber determinado fenómeno.
- Primeiro que tudo devemos pedir ao professor entrevistado para se apresentar, escola onde trabalha, os níveis que leciona e há quantos anos o faz;
- Leu as aprendizagens essenciais de forma por alto ou aprofundadamente? Guia-se pelo manual escolar ou pelas Aprendizagens Essenciais?
- Qual é a sua opinião sobre o atual programa “Aprendizagens Essenciais” do ano de escolaridade em questão?
- Acredita ser possível implementar as Aprendizagens Essenciais com a carga letiva disponível
- Qual é o manual escolar adotado na escola? Qual é a sua opinião sobre o mesmo? O que gosta mais e menos do manual?
- Costuma utilizar o manual nas aulas? Que outros recursos utiliza na sala de aula?
- Há alguma atividade ou estratégias que queira destacar, que costume utilizar com os alunos?
- Os alunos gostam do manual? Esquecem-se dele?
- Os alunos gostam de geografia deste ano de escolaridade? O que gostam mais e menos de fazer;
- Que estratégias/métodos é que utiliza para motivar os alunos?
- Se pudesse decidir o que alteraria no programa? Tirar ou acrescentar;
- Tem havido problemas pelo facto de ensinar segundo as aprendizagens essenciais com manuais; escolares segundo as metas curriculares? (Só o 7.º e 10.º ano é que têm manuais condizentes com as Aprendizagens Essenciais)
Comentários
Enviar um comentário