A Geografia na Universidade, na Escola, e na Sociedade - A Geografia escolar e a cidadania Democrática.
A sessão de didática da geografia de 23/11/21 coincidiu com a conferência "A Geografia escolar e a cidadania Democrática.", do ciclo de conferências "A Geografia na Universidade, na Escola, e na Sociedade", integrada no projeto "SELIGEO". Desta forma, todos os alunos inscritos na unidade curricular de Didática da Geografia foram convidados a assistir à referida conferência. Esta foi dinamizada pelo professor Xosé Manuel Souto da Universidade de Valência, apresentado pelo professor Sérgio Claudino. Nesta publicação irei abordar os tópicos da conferência que considerei mais interessantes.
O projeto "SELIGEO", é dinamizado pelos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina e visa refletir sobre a geografia, educação geográfica, promover a autonomia dos estudantes, "feito por eles, para eles" e partilhar conhecimentos entre os estudantes brasileiros, portugueses e espanhóis.
A apresentação do professor Xosé Manuel Souto começa com um apelo contra a polarização de opiniões, e pensamentos dicotómicos, com o qual eu me identifico, acredito que o debate está em vias de extinção, as crenças ou ideologias são, mais que nunca, formas de identidade, que nos opõem aqueles que não concordam com as mesmas, "estás comigo ou contra mim". O ensino tem que ser, desta forma, uma montra de múltiplas perspetivas, e promover o valor da tolerância.
A geografia deve estuda não só o território como as conceções das pessoas sobre esse território. Essas conceções constituem o Espaço social (Espaço Vivido, Espaço Concebido e Espaço Percebido). O espaço percebido aparece como um desdobramento de práticas espaciais oriundas de atos, valores e relações específicas de cada formação social. O concebido, constitui-se nas representações abstratas do espaço. E o espaço vivido aborda a dimensão concreta e abstrata, formando os espaços de representações, capazes de interpretarem a realidade social. (Levebvre, 1986)
Quais as preocupações que o professor deve ter antes de entrar na sala de aula? Para o professor Xosé, estas devem ser: matéria, comportamento, aprendizagem, técnicas, metodologia e avaliação. O professor perguntou ainda aos alunos presentes qual destas os preocupavam mais, ou seja, qual a mais importante para o professor, este exercício demonstrou a variedade de perspetivas educativas que podemos ter num grupo de alunos e ensino de geografia, dado que cada um destes elementos da educação teve pelo menos um aluno a considerá-lo o mais importante. Na minha opinião o mais importante são as aprendizagens, antes de começar uma aula, aquilo que mais me preocupa é "o que é os meus alunos vão aprender hoje?". Todos os outros fatores são irrelevantes se eu não cumprir aquela que é, a minha função como professor, facilitar as aprendizagens dos alunos.
O professor de geografia deve ainda ser interessado nos problemas mais importantes da atualidade, manter-se informado para conseguir dar o melhor contributo aos seus alunos e mantê-los interessados com temas atuais que eles próprios, muitas vezes, discutem de forma autónoma. A globalização não permite que isolemos um território e o analisemos por si só, este é influenciado pelo mundo, assim como o aluno, as suas identidades são diversas e essa diversidade deve ser respeitada e promovida. Alguns dos problemas que interessam aos alunos de mestrado de ensino, presentes, foram:
- Desigualdades Norte-Sul
- Fundamentalismos/extremismos
- Conflitos ambientais
- Relações Laborais
- Exclusão Digital
- Migrações
Referências:
LEFEBVRE, H. La Production de l’Espace. Paris: Anthropos. , 1986 p. 121
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