Aprendizagens essenciais de Geografia de 7º e 8º ano.

A sessão de dia 30/11/21 de Didática da Geografia, começou com a correção da ficha sobre aprendizagens essenciais, iniciada na sessão anterior. A ficha consistia em associar áreas de competências a atividades apresentadas em cada questão, e algumas definições de conceitos, como, "competência" e "ações estratégicas". Foi um exercício que considero positivo, visto que foi possível observar que cada grupo interpretou cada atividade de forma diferente, associando-lhe áreas de competências distintas. Ainda assim, até o próprio professor Sérgio Claudino mostrou algumas reticências em relação a algumas das atividades, dado que é fácil perceber quais as áreas de competências trabalhadas, o complexo é identificar as que não estão sê-lo, o objetivo é, portanto, encontrar a área de competência central.

Dando continuidade à temática das aprendizagens essenciais, o professor Sérgio Claudino projetou no quadro as aprendizagens essenciais de 7.º ano, mais concretamente os conceitos, aí incluídos, e pediu-nos que os criticássemos. A verdade é que a lista de conceitos é excessiva, criando uma série de problemas ao professor e ao aluno. O professor pode, no que lhe concerne, sentir-se assoberbado com estes conceitos acabando por lecionar apenas aqueles que considera mais importantes, ou apressar as aulas para conseguir dar vazão a todos os conceitos, falhando, desta forma, na qualidade do ensino que oferece aos seus alunos. Para alunos do 7.º anos, alguns dos conceitos são demasiado complexos, como os biomas, principalmente tendo em consideração que a estes não estão associadas às zonas climáticas. Se a essa complexidade de alguns dos conceitos adicionarmos a abundância dos mesmos, estão criadas as condições para que os alunos decidam apenas decorar os conceitos e as suas definições ao invés de produzir verdadeiras aprendizagens. Esta  lista de conceitos parece ser muito influenciada pela escola francesa, famosa por ser muito descritiva e com programas enciclopédicos, e talvez, também inspirada por alunos de 7.º ano que quando lhes é pedido que sublinhem as frases mais importantes de um texto, sublinham a sua totalidade.

Nas aprendizagens essenciais de 8.º ano, a tendência parecia ser um pouco diferentes, mais sintética, à exceção dos conceitos associados ao setor primário, que todos considerámos excessivo. Esta tendência motivou uma associação das aprendizagens essenciais ao texto "Savoir pense l'espace" de B. Mérenne-Schoumaker, abordado na aula de dia 9 de novembro, quando diz que a geografia escolar não deve ser estirador da geografia académica, o que parece acontecer neste caso, visto que os conceitos parecem ser todos aqueles estudados na academia, adaptados para alunos de 7.º e 8.º ano.




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