Primeira Aula de Didática da Geografia

A primeira aula de Didática da geografia iniciou-se com uma pequena apresentação individual de cada aluno, associada à justificação da escolha da fotografia de uma paisagem, solicitada pelo professor Sérgio Claudino.
A fotografia que selecionei foi a que está apresentada neste "post". Acabei por não mencionar todas as razões que me levaram a escolher esta paisagem na apresentação, mas passo a fazê-lo nesta reflexão. Bom dia a todos, o meu nome é Gonçalo da Encarnação tenho 22 anos e venho de Évora, onde completei a minha licenciatura na Universidade de Évora. Neste momento sou aluno do Mestrado de Ensino de Geografia no Instituto de Educação e Instituto de Geografia e Ordenamento do Terrirório da Universidade de Lisboa. Decidi ingressar neste mestrado porque ser professor foi o meu objetivo desde muito cedo, motivado por um professor de
Geografia do 7.º ano que me mostrou como é possível ensinar de uma maneira leve e divertida para todos
os envolvidos, tendo percebido mais tarde que a maior parte das pessoas não têm oportunidade de aprender Geografia com o entusiasmo com que eu aprendi. O ensino da geografia é então o meio que encontrei para propagar o meu fascínio pela geografia.

O motivo que me é emocionalmente  mais importante nesta escolha é o facto de esta ser a paisagem que os meus avós viam diariamente numa primeira fase das suas vidas, já que esta é referente àquilo que conseguimos observar a oeste do Castelo de Évora Monte, no município de Estremoz, distrito de Évora. 

Além disso, nesta paisagem consigo observar três elementos destinos, num primeiro a passadeira colocadas ali por conta de um processo de renovação muito recente do castelo de Évora Monte com intuito de facilitar a sua acessibilidade, e por consequência o potencial turístico do mesmo. Nesta renovação podiam ter sido utilizados materiais mais condizentes com o Castelo e a muralha que o envolve, tendo sido privilegiado ao conforto em relação ao contexto histórico. Num segundo plano observamos o sino da igreja e uma habitação talvez já existentes quando aqui nasceram os meus avós. E o último plano, totalmente natural, pelo menos à primeira vista, dado que no canto inferior esquerdo observamos vegetação com uma distribuição com uma verticalidade e homogeneidade que pressupõe atividade antropogénicas. 

Por último, esta paisagem retrata na perfeição a região do Alentejo, onde nasci, vivo e ainda é possível encontrar paisagens como esta onde a natureza domina.

Numa segunda fase da aula, o professor colocou-nos a seguinte questão "Para que serve o ensino da Geografia? Qual o valor formativo da disciplina da Geografia?", e pediu-nos que escrevêssemos uma resposta nos nossos cadernos. A minha resposta baseou-se principalmente naquela que é uma das definições da Geografia e de seguida desdobra-se até à importância de dominar esta disciplina. Ideia que se manifesta na seguinte frase, "Sabendo que a Geografia é a relação entre o homem e o meio, o ensino da Geografia capacita o homem com ferramentas que lhe permitem respeitar e explorar o meio."



Comentários