Educação Geográfica

 A segunda aula de Didática da Geografia começou com uma distinção entre Geografia e Educação Geográfica, sendo que a primeira está associada à ciência e segunda à formação geográfica que todas as pessoas devem ter. A definição de Educação Geográfica que resultou de uma cooperação entre vários alunos e o professor Sérgio Claudino, foi: "Conhecer e interpretar o mundo em que vivemos a diferentes escalas territoriais". Outra definição mais conceptual foi ainda acrescentada, afirmando que a Educação Geográfica é "uma janela sobre o mundo", onde eu me revejo bastante visto que consigo associar o meu percurso na geografia com o processo de uma janela a abrir-se, ou seja, o conhecimento da geografia permitiu-me não só olhar para o mundo de forma diferente como conseguir entendê-lo realmente. 

Numa segunda fase foram discutidos quais os conhecimentos, competências e atitudes, que a Educação Geográfica pode oferecer. No que diz respeito a conhecimentos foram mencionadas as técnicas e métodos em geografia (7.º ano) e características dos territórios e população, na perspetiva da sua inter-relação e sustentabilidade. As capacidades são a observação direta e indireta; leitura de fotografias, dados, mapas;  interpretação e comunicação de resultados. Por fim, nas atitudes destacam-se, observação (interesse pela mesma), interpretar, espírito critico, intervenção (cidadania), compreensão internacional e tolerância (conhecimento de outras realidades).





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